China oferece bolsas de estudo interno a 12 estudantes do Tchico Té

O Embaixador da China na Guiné-Bissau, visitou esta sexta-feira 30/04/2021, a escola do ensino Superior Tchico Té.

A margem da visita, o Embaixador ouviu o representante dos estudantes que o apresentou algumas dificuldades que a associação depara, como a falta de máquina fotocopiadora aos estudantes, portanto, Quintino Bonso solicita o apoio do Embaixador.

Por outro lado, Guo Ce foi apresentado um projeto de modernização das salas de aulas orçado no valor de seis milhões e oitocentos e vinte e cinco francos CFA, pelo Subdiretor deste estabelecimento.

Modernização estes, desde a disponibilização do Teto PVC, Ventoinhas em todas as salas e construção de muro de vedação da escola antes do início do ano letivo 2021/2022.

No entanto, o Subdiretor Timóteo Inbali, disse que na expetativa de uma resposta favorável, as primeiras ações serão cobertas com os recursos da escola.

O Embaixador ficou satisfeito com a sua primeira visita a escola do ensino Superior Tchico Té, onde declarou que graças a boa relação entre a China e Guiné-Bissau em promover o desenvolvimento na área de educação, a embaixada decidiu apoiar a escola com bolsas de estudo interno, como é o caso dos 12 estudantes beneficiários de bolsas em diferentes áreas, Fismac, Geografia, Desenho, Bioquímica e História, e ainda propinas aos melhores alunos de vários cursos.


Este ano, o governo Chinês concedeu vários projetos de bolsas de estudos para mestrado e doutoramento no quadro de colaboração China-África e neste âmbito o governo Chinês vai continuar a oferecer bolsas aos professores e estudantes da Tchico Té.

Guo Ce, informou que em comemoração aos cem anos da existência do partido Comunista da China, a embaixada em conjunto com a secretaria de estado da cultura vão organizar concursos de coreografia com tema baseado em amizade entre a Guiné-Bissau e a República Chinesa. O concurso terá início no próximo mês, com grandes premiações, convida os professores e alunos a participarem.

Texto img: Laercia Valeriana Insali

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: