Celebra-se hoje o dia mundial de luta contra seca e desertificação

DE: Dellcyo Sanca

A data relembra a população mundial sobre o papel da terra no processo de desenvolvimento socioeconómico na produção de bens e serviços agro-alimentar.

Na Guiné-Bissau a celebração coincide com adoção do programa da neutralidade na degradação das terras no universo de 2030 e o plano nacional da seca que enquadra das resoluções saídas da décima terceira conferência da convenção sobre a desertificação e da iniciativa africana de combate á seca.

No discurso alusivo a data, ministro de Agricultura fala da possibilidade do país alcançar neutralidade das terras até 2030 com a recuperação de oitocentos milhões de hectares de terras degradadas como forma de proteger a humanidade e o planeta das ameaças.

Ocasião serviu para o governante destacar o papel das florestas na garantia da segurança alimentar e nutricional, afirmando que, actualmente a planificação deve ser parte de usos racional da terra, sustentando que, desempenha o papel crucial na luta contra o aquecimento global, pois segundo o titular da pasta de agricultura este funciona como o sumidouro de carbono e contribuem para o equilíbrio entre oxigénio e o dióxido de carbono, alem do papel importante que desempenha na conservação da humidade atmosférica.

Esses fatos constituem grandes problemas futuramente.

Sob-lema “Restauração, Terras, Recuperações” o Mundo assinala-se o dia mundial de luta contra seca e desertificação.

O ministério de agricultura mostra estar inquietado com o país no que, concerne a perda drástica da terra na Guiné-Bissau sobretudo nas regiões leste e norte da capital Bissau.

Ainda, o ministro apela o envolvimento da população guineense na luta para combate a desertificação como forma de protegermos o nosso ecossistema que se torna cada vez mais frágeis.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: