CEDEAO: PR confiante na afirmação da nova moeda

Por: Ussumane Baldé

Bissau, 24/01/2023, O Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló presidiu hoje em Bissau o seminário de informação e sensibilização sobre a moeda única no espaço da CEDEAO mostrando confiante na afirmação do projecto.

O Presidente da República e o presidente do exercícios da CEDEAO, afirmou que o sistema monetário que se pretende criar no espaço CEDEAO vai dar um novo e grande impulso na assim como integração regional dos paises membro e vai reforçar os laços de amizade, solidariedade e cooperação que unem os e povos de irmão.

“Contudo, este processo que deve ser conduzido de maneira serena e abrangente, coloca vários desafios, por isso mesmo, a tarefa de pôr de pé a moeda comum da CEDEAO e o Sistema de Pagamento Interbancário como Promotores do Comércio Regional representa uma tarefa complexa que interpela a classe política e necessita uma larga e inclusiva reflexão por parte de todos os interessados”.

Foto familia(GC-Presidência)

A expectativa legítima dos Estados membros é de que a moeda comum da CEDEAO se torne um instrumento importante para impulsionar as trocas comerciais e, por via disso, uma maior integração e um forte crescimento económico capaz de garantir o desenvolvimento sustentável de todos os países membros disse Embaló.

Umaro Sissoco Embaló agradeceu a todos os participantes vindos de diferentes países que compõem a organização desejando-os boa estadia e sucessos na luta de bem estar da CEDEAO.

Gostaria em primeiro lugar de exprimir a minha satisfação em ver o nosso país acolher um evento de tão grande importância para a integração e o desenvolvimento sócio económico dos Estados membros da CEDEAO”.

Decorre em Bissau,de 24 a 26 deste mês e o ano em curso o seminário de informação e sensibilização sobre a moeda única “ÉCO” no espaço da CEDEAO.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: