CEDEAO: Decorre Workshop virtual de desenvolvimento de capacidades para membros da Rede da Sociedade Civil da África Ocidental

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em colaboração com a Rede das Sociedades Civis contra a Droga e o Abuso de Substâncias (WANCSA) está a organizar um workshop virtual de 12 a 14 de Outubro de 2021 para validar o projecto de Plano de Acção Anti-Droga e reforçar a capacidade dos membros da rede.

O consumo, o tráfico, a produção e o cultivo de substâncias ilícitas afectam a maioria dos países do mundo. Colocam problemas de saúde pública, desenvolvimento e segurança, tanto nos países industrializados como nos países em desenvolvimento. De acordo com os vários relatórios da Rede de Epidemiologia da África Ocidental sobre o Consumo de Drogas (WENDU) (2014-2017; 2018-2019), a África Ocidental enfrenta problemas significativos relacionados com a droga, principalmente o elevado consumo de cannabis, cocaína/crack e, em menor grau, heroína com consequências sanitárias e sociais negativas.

Em resposta, a CEDEAO está a organizar esta reunião para sensibilizar os representantes das organizações da sociedade civil (OSC), membros da WANCSA, para a redução da procura de drogas e prioridades gerais de prevenção e cuidados de saúde e para os equipar com as competências e conhecimentos necessários para desenvolver e implementar intervenções eficazes de prevenção e cuidados de saúde baseadas em provas e para os familiarizar com as políticas regionais em matéria de drogas, iniciativas de prevenção e melhores práticas na recolha de dados.

O seminário de três dias servirá também como uma oportunidade para os participantes que trabalham na área da prevenção da droga e questões relacionadas na sub-região partilharem experiências e melhores práticas de prevenção e cuidados, e validarem o projecto do Plano de Acção da WANCSA sobre Drogas para os anos 2022 a 2025.

Ao abrir a reunião na terça-feira 12 de Outubro de 2021, a Dra. Siga Fatima Jagne, Comissária responsável pelos Assuntos Sociais e de Género da Comissão da CEDEAO, salientou a importância das OSC na prevenção e controlo da toxicodependência e do tráfico ilícito de drogas.

Salientou também que nos últimos anos, a WANCSA melhorou consideravelmente as interacções entre a Comissão da CEDEAO e as OSC da África Ocidental, facilitando assim o envolvimento destas organizações na prevenção da toxicodependência e nos cuidados a prestar às pessoas com distúrbios relacionados com o consumo de drogas.

O Dr. Sintiki Tarfa Ugbe, Director de Assuntos Humanitários e Sociais da Comissão de Organização Sub-Regional da África Ocidental, através do Sr. Daniel Amankwaah, Oficial Superior de Programas, juntou-se ao Comissário Jagne para dar as boas-vindas aos membros da sociedade civil e expressar o seu agrado pela forte participação dos membros da WANCSA nos trabalhos.

Durante a cerimónia de abertura, o Secretário-Geral da Rede da Sociedade Civil da África Ocidental sobre o Abuso de Drogas (WANCSA), Sr. Eze Eluchie, e o Director Executivo da Fundação Philip (Gana), Sr. Philip Boateng, proferiram discursos nos quais elogiaram a cooperação entre as suas respectivas organizações e a CEDEAO, e elogiaram a CEDEAO pelo seu empenho na luta contra o tráfico e consumo de drogas e substâncias ilícitas no espaço comunitário.

Durante a cerimónia de abertura, os participantes no workshop também ouviram uma apresentação de Hajiya Raheemat Momodu, Chefe da Divisão de Segurança Humana e Sociedade Civil na Comissão da CEDEAO. Estão previstas outras apresentações durante os três dias de trabalho, coordenadas por dois peritos da CEDEAO, a Dra. Ludimila Barai Mikulec, Oficial de Programa, Protecção de Emergência e o Dr. Olubusayo Akinola, Oficial de Programa, Redução da Demanda de Drogas

Vale a pena recordar que a Rede da África Ocidental de Sociedades Civis Contra o Abuso de Substâncias (WANCSA) foi criada pela CEDEAO em 2018, com o apoio da União Europeia. Reúne 33 pontos focais dos 15 Estados Membros da CEDEAO e da Mauritânia.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x