CCIA presidente urge os exportadores apressarem nas exportações da castanha antes que se desvalorize

Bissau, 13/05/2022 O presidente do exercício da CCIA, aconselhou os autores de fileiras de caju para começarem exportar suas castanhas, antes que esta venha a perder qualidade, deixando garantias a alguns empresários que estão a reclamar com condições de exportação de que não pode há outra alternativa, é um consenso alcançado junto do executivo disse Mamasamba Émbalo.

“Não deve haver reclamações, tudo que está a acontecer foi um consenso obtido junto do governo, por isso é melhor começarmos exportação”.

Mamasamba Émbalo, também solicitou o executivo para reforçar os meios transportes marítimos alternativos de modo permitir a exportação mais rápida evitando qualquer drama na época chuvosa.

“O país precisa de mais navios e contentores para podermos exportar com facilidade”

Embalo tambem comentou crise atual no setor de consumo, ligado com aumento de preço dos produtos de primeira necessidade afirmou que têm intenção de criar com executivo contrôle a nível dos mercados do país.

Sobre preços dos produtos nos mercados,a intenção é trabalhar junto com o governo para criação de um equipe de vigilância a nível dos mercados do país”. frisou

no que concerne a troca de experiência realizada recentemente em Benin nos dias, 05 a 07 de maio, com os países da UEMOA, presidente da CCIA disse que se traçou uma meta de trabalho que permitirá o país não depender exclusivamente dos empresários estrangeiros na compra e exportação dos produtos, apelando desde já, criação de fundos para tal projeto.

“Recentemente participamos em Benim conjuntamente com os pais da UEMOA um encontro de troca de experiência sobre financiamento das pequenas empresas onde traçamos plano de ação em que drasticament vamos diminuir a dependência do estado guinnense aos empresários estrangeiros ou seja para sermos autónomos na nossa castanha de caju”. concluiu

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: