Caso Mercado Central: Associação dos Retalhistas pede mediação de PR

Por: Laércia Valeriana Insali

Bissau, 28/12/2022

O Presidente da Associação de Retalhistas dos mercados da Guiné-Bissau foi recebida hoje em audiência pelo Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da República para solicitar o bom ofício da presidência na resolução dos ex-ocupantes.

A saída do encontro, Aliu Seide pediu calma a todos os envolvidos, afirmando que a situação está quase resolvida.

“ O Presidente da República manifestou seu interesse em ajudar na resolução e compromete defender os mais fracos uma vez que são as principais vítimas, no entanto, pedimos calma a todos porque o problema está quase resolvido”

O mercado central reabriu as suas portas com um novo visual depois de anos fora de funcionamento, apesar de tudo, continua desentendimento na divisão dos espaços e pagamento das mensalidades entre autoridades e feirantes.

O assunto mereceu atenção de toda população, na qual algumas personalidades ficaram inquietos e reagiram como é o caso da Nelvina Barreto que lamentou a situação através das suas redes sociais.

“Vi-as hoje de semblante triste, como se carregassem luto pesado, por uma perda irreparável.

A feira da praça, pela qual esperaram pacientemente durante anos, foi ontem inaugurada e elas impedidas de participar da festa, sem lhes ser sequer permitido aproximar-se do local onde decorreu a cerimónia.

A bancada onde vendem marisco, frutas e legumes foi desmantelada mas o seu lugar no interior do edifício da feira, não lhes foi devolvido. Vêem, com espanto e indignação, estranhos ao local e ao país, ocupar o que julgavam pertencer-lhes por direito.

Perguntam-se com razão, que governo é este que não cuida primeiramente do seu povo, garantindo neste caso, que tenham espaço para ganhar o arroz com que alimentam os seus filhos.

Não, senhores! Não se espera que agradem gregos nem troianos, só se exige que em cada decisão que tomam, que se salvaguarde sempre, com a máxima prioridade, os interesses dos Guineenses!” reagiu Barreto

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: