Caducidade CNE: PAIGC defende continuidade de diálogo para encontrar consensos


Bissau,23/12/2022
Por: Ussumane Baldé
O vice presidente do partido libertador defende continuidade do processo de busca do consensos entre partidos na ANP até que haja solução fiável.
A opinião de Califa Seide foi ouvida hoje na sede principal do partido no ato da comemoração 50°aniversário de atribuição do título de Doutor Honoris causa ao Amilcar Cabral pelo Instituto africa da academia de ciências da URSS-23 de dezembro de 1972.


O político afirmou que nas leis da comissão Nacional de eleições não consta preenchimento das vagas através substituição e segundo essas leis de funcionamento da CNE, única via para ultrapassar diferendo entre seis partidos representados na ANP é a continuidade do diálogo caso contrário as legislativas podem ser afetadas.
“O nosso partido sempre defende legalidade, não existe algum lei que declara a substituição de vagas na CNE, ouvimos declaração do Cipriano Cassama ontem,mas não tem competências de decidir tudo na casa do povo”.
Ainda o líder da bancada parlamentar dos libertadores recomenda a sociedade civil e cidadão em geral para analisar o caso antes que seja tarde e apesar de tudo confia nasrealizações de eleições legislativas na data marcada e apela todos recensear.
“Não podemos acreditar nas legislativas com a direção da CNE caduca, por isso é o momento da sociedade civil e cidadãos em geral analisar o caso, não consta nas leis de funcionamento da CNE um secretário executivo substituir presidente facto que estamos viver no país”.
O partido africano para a independência da Guiné e Cabo-verde “PAIGC”, homenageou hoje o 50°aniversário de atribuição do título de Doutor Honoris causa ao Amilcar Lopes Cabral pelo Instituto africa da academia de ciências da URSS-23 de dezembro de 1972.
Sob lema “atribuição do título de Doutor Honoris causa ao camarada Amilcar Cabral” pelo Instituto africa da academia de ciências da URSS-50 anos depois.