Carlos Lopes entre os nomeados para Economista do Ano pela financial-afrik

Por: Laércia Valeriana Insali

O Economista e Sociólogo Guineense, Carlos Lopes está na lista dos candidatos a The Economist of the Year Award destinção realizada anualmente pela média financialafrik.

O jornal organiza anualmente o “Financial Afrik Awards”, uma conferência económica e financeira internacional sobre o desenvolvimento africano.

The Economist of the Year Award irá compensar a melhor obra literário ao serviço do desenvolvimento da África, nos últimos 12 meses.

“L’Afrique c’est l’avenir du monde” (Seuil), é a mais recente obra do Carlos Lopes escolhido para o prémio, na qual o autor enumera 8 desafios: reformar o sistema político, respeitar a diversidade, compreender o contexto das políticas públicas, transformar através da industrialização, aumentar a produtividade agrícola, rever o contrato social, adaptar-se às alterações climáticas e agir nas relações com a China.

Carlos Lopes é um economista e sociólogo guineense, doutorado em História pela Universidade de Paris e é especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico. Trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1988, como economista.

Lopes é autor de vários livros. De 2012 a 2016, foi secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA – United Nations Economic Commission for Africa). Desempenha atualmente funções junto da assessoria política do secretário-geral da ONU.

Com sede em Dakar, a Financial Afrik tem gabinetes editoriais em Douala e Lomé. Os repórteres e correspondentes estão baseados em Abidjan, Kigali, Libreville, Casablanca e Tunis.

Em Abril de 2021, o jornal foi premiado pelo BRVM Awards como o melhor jornal africano de comunicação social financeira.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: