Burkina Faso: O ex-presidente Roch Marc Christian Kaboré regressou à sua casa em Ouagadougou

Desde o golpe de Estado de 24 de Janeiro de 2022, Roch Marc Christian Kaboré encontra-se em prisão domiciliária numa casa no distrito de Ouaga 2000. Na quarta-feira, 6 de Abril de 2022, pôde regressar à casa da sua família no bairro Patte d’oie.

Roch Marc Christian Kaboré está de volta a casa, rodeado pela sua família. Segundo uma fonte próxima do ex-presidente, ele está de boa saúde e feliz por regressar a casa. O distrito de Patte d’oie está sossegado esta quinta-feira de manhã. Nas paredes do complexo do aeroporto ao lado, pode-se ler em tinta azul “libérez Roch”. Um desejo agora concedido, mesmo que o regresso do ex-presidente tenha sido feito com toda a discrição.

A sua residência é vigiada por um punhado de soldados. “Para garantir a sua segurança”, as autoridades explicam. É antes manter o seu cativeiro”, diz uma pessoa próxima do ex-presidente. Ele ainda está em prisão domiciliária, mas em casa”, conclui esta fonte.

Na sua declaração, o governo Burkinabe explica que esta decisão surge após “consultas que duraram quase três semanas”. Com este gesto, as autoridades estão, de qualquer forma, a responder a uma das exigências da CEDEAO. Em Março, a organização sub-regional tinha solicitado a “libertação incondicional e imediata” do antigo presidente. Uma delegação da CEDEAO esteve em Ouagadougou na semana passada para discutir a transição com as autoridades de Burkinabe.

RFI

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: