BRAIMA CAMARÁ: dois de Setembro é dia de ” combater o fenómeno de divisionismo e fazer da Guiné-Bissau um país próspero”.

O coordenador do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, defendeu esta terça-feira 02 de Setembro de 2020, que a data de transladação dos restos mortais do fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana Amílcar Lopes Cabral (02-09), deve servir de ” combate ao fenómeno de divisionismo e fazer da Guiné-Bissau um país próspero “.

” O propósito de MADEM-G15 nesta data, é combater fenómeno de divisionismo fazer da Guiné-Bissau um país próspero, povo unido, livre, reconciliado e de igualdade de oportunidades ” Disse

Braima Camará falava no aquartelamento de Amura em Bissau depois de ter depositado coroa de Flores na Campa de Amílcar Cabral.

Tendo afirmado que Amílcar Cabral conseguiu fazer do crioulo numa língua nacional onde não se falava de qualquer etnia e nem da raça.

Aos Jornalistas, Braima Camará afirmou que a data reveste de uma ” importância impar ” por se tratar de um dia em que assinala a transladação de Conakry para Bissau dos restos mortais do fundador da nacionalidade guineense e cabo verdeana Amílcar Lopes Cabral e sirva também para ” reflectir o passado, pensar o presente e projectar o futuro “.

De acordo com Braima Camará, os 44 anos da trasladação devem também ser de ” assumir o compromisso para com os combatentes da liberdade da pátria e trabalhar para que os seus anseios e propósitos sejam uma realidade”.

Questionado sobre o comunicado ontem 01-09 do Secretário-geral das Nações Unidas António Guterres sobre a possibilidade de não só manter as sanções impostas a algumas chefias militares guineenses como também aplica-las para os civis, Braima Camará diz ter pouco informação sobre o comunicado. Contudo, promete falar sobre o assunto depois de reunir com a direção do Movimento.

Amílcar Lopes Cabral nasceu em Bafatá Leste de Guiné-Bissau, no dia 12 de Setembro de 1924 e no dia 20 de Janeiro de 1973 é assassinado em Conacri por dois membros de seu próprio partido e no dia 02 de Setembro de 1975 foi transladado os seus restos mortais.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x