Botche Candé afirma nao receber nota da UNTG sobre pedido de autorização da marcha do dia 28

Por: Martinho Mendes

O Ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública Botche Candé afirma que o seu ministério ainda não recebeu nenhuma nota que solicita a autorização para uma manifestação, adiantou que, o ministério do interior só pode aceitar uma marcha mediante uma autorização da Câmara Municipal de Bissau e do ministério dos transportes.

Botche Candé falava esta segunda-feira, 19-07-2021, durante entrega de 15 viaturas a comando regional e unidade territorial da política de ordem pública e guarda nacional para assegurar o combate a criminalidade em todo território nacional.

Candé justifica o uso de gás lacrimogêneo contra trabalhadores públicos na semana passada com a necessidade de assegurar a ordem pública.

“ A manifestação só é admitida mediante uma autorização caso contrário o ministério do interior é obrigado intervir para assegurar a ordem pública”, disse.

Segurança Nacional

O governante admitiu que, com todos os meio adquirido o país não pode continuar a registar roubos de gados e tráfico de drogas liamba garantindo assim uma segurança a todos cidadãos.

Por outro lado, Botche Candé ameaça sancionar oscomandante que não cumprir com a obrigação de manter a segurança aos cidadãos assim como o envolvimento na tortura a população.

Entretanto, O Secretário de Estado da Ordem Pública Alfredo Malu aponta Cacheu como região com mais casos de roubos e prometeu combater sem trégua este fenômeno.

De recordar que a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné agenda para o dia 28 e 03 de Agosto protestos para exigir do governo o fim de novos impostos, ao aumento de salário de 50mil francos CFA para o dobro assim como o fim dos susbsidios aos titulares de órgãos de soberania.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: