BID vai financiar a construção de 4 centros de formação profissional na Guiné-Bissau


Por: Epifania Correia Gomes
O anúncio foi feita nesta quarta-feira, 18-08-2021, pelo ministro da função pública Trabalho Emprego e Segurança Social, a margem da sua visita ao Reino de Marrocos e Portugal.
Na ocasião Tomane Baldé anúnciou que, o Banco Islâmico para o Desenvolvimento (BID), vai desbloquear mais de 22 milhões de dólares americano para execução das obras infraestruturas de formação no país.
“ vamos criar uma rede de escolas de formação profissional aqui na Guiné-Bissau com o apoio de Marrocos e com o financiamento do banco islâmico graças a boa relação entre presidente Umaro Sissoco Embaló com o rei de Marrocos “ disse Tomane Baldé.
O governante revela ainda que com o montante a desbloquear vai-se construir no país quatro escolas técnicas entre as quais escola agroindustrial, agro-agricultura agrobusinenss e da construção civil com a capacidade de albergar 240 alunos internos e o da construção civil terá capacidade de levar mil alunos numa unidade de quatro escolas.
Guiné-Bissau vai beneficiar de quatro escolas de formação profissional com o financiamento do banco islâmico para o desenvolvimento num valor de 22 milhões de dólares.
Emigrantes em portugal
Relativamente à situação dos emigrantes guineense que estão em Portugal, Baldé anunciou que com acordos rubricados com o governo português através do ministério da função pública portuguesa estes poderão vir a beneficiar das suas pensões aqui no país.