Benim, o primeiro país do mundo com facilidades de criar uma empresa em tempo recorde

O Benin é o primeiro país do mundo pela facilidade de iniciar um negócio a partir de um telemóvel. O pequeno país da África Ocidental está à altura da Estónia, mas à frente da Nova Zelândia, Geórgia, Hong Kong e China.
Muitos jovens africanos, bombardeados diariamente pelos meios de comunicação tradicionais africanos, não acreditarão. No entanto, é isto que diz o Iran Richard, Economic Affairs Officer da Divisão de Investimento e Empresas da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Num artigo publicado em Novembro na agência Inter-Press e recolhido pela UNCTAD, Ian Richards argumenta que a criação de um negócio no Benin pode ser feita em dez minutos na plataforma monentreprise.bj gerida pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEx).

“O procedimento é simples no Benin para criar o seu próprio negócio. Tudo o que tem de fazer é iniciar sessão e fornecer as suas informações, fotografar e descarregar os seus documentos de identidade e pagar as taxas subsequentes. Algumas horas mais tarde, é-lhe enviado um e-mail com os documentos para a criação do seu negócio”, diz o economista.

As várias reformas registadas pelo Benin desde a chegada do Presidente Patrice Talon ao poder em 2016 estão na origem de uma transformação radical da economia deste país, que recebeu recentemente o troféu de melhor Ministro das Finanças do ano pelo seu Ministro das Finanças, Romuald Wadagni, à margem da terceira edição dos Prémios Financial Afrik e um estrondoso sucesso quando o seu último Eurobond, (o primeiro para um país africano em 2021) foi emitido há alguns dias no mercado financeiro internacional.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x