BADEA financia Guiné-Bissau e Cabo-Verde ambos lusófonos

BADEA – o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África assinou no passado 30 de Agosto de 2021 quatro acordos de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental – BOAD, a República de Cabo Verde, a República da Costa do Marfim, e a República da Guiné-Bissau, respectivamente, e um acordo de assistência técnica com a Smart Africa.

A cerimónia de assinatura teve lugar na sede da BADEA em Khartoum, República do Sudão. Os acordos de empréstimo foram assinados para o BADEA por S.E. Dr. Sidi Ould Tah, Director-Geral do BADEA, para a Guiné-Bissau por S.E. Sr. João Alage Mamadu Fadia, Ministro das Finanças, para a Costa do Marfim por S.E. Nialé Kaba, Ministro das Finanças e para a Guiné-Bissau por S.E. Sr. João Alage Mamadu Fadia, Ministro das Finanças. Nialé Kaba, sua Ministra do Planeamento e Desenvolvimento, para Cabo Verde por S.E. Jorge Jose de Figueiredo Gonçalves, seu Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em Itália, e para a África Inteligente pelo Sr. Lancina Koné, seu Director Geral. Com BOAD, representado pelo seu Presidente Serge Ekue, a cerimónia de assinatura teve lugar virtualmente.

Este novo financiamento do BADEA na África Ocidental ascende a cerca de 90 mil milhões de francos CFA. Trata-se de um projecto de modernização do sistema viário da cidade de Bissau e arredores com um custo total de 48 milhões de dólares, cerca de CFA F 27 mil milhões. O BADEA contribui com 90% do financiamento do projecto. O projecto tem como objectivo melhorar as condições de vida da população e facilitar o tráfego rodoviário em Bissau e arredores. O projecto irá contribuir para a realização de dois Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9 e 11).

Relativamente à República de Cabo Verde, o empréstimo cobre o desenvolvimento e melhoria de três bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boavista, com um custo total de 36 milhões de dólares (cerca de 27 mil milhões de CFA F). A contribuição de BADEA para o financiamento deste projecto ascende a 46% em co-financiamento com o Fundo Saudita para o Desenvolvimento.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x