BAD perspetiva tornar porto de Buba um dos mais competitivo ao nível da sub-regional

Por: Martinho Mendes

Anuncie connosco

O Banco Africano para o desenvolvimento (BAD), prometeu esta terça-feira, 30-11-2021, entregar dossiê de construção de Porto do Rio Grande de Buba aos financiadores em Dezembro de 2023.

A informação foi avançada à imprensa pela Chefe da Estrutura Superior do BAD, a saída da ausência com o presidente da república Umaro Sissoco Embaló na qual, Amélie Njonkou disse que o valor monetário para a construção do Porto comercial e mineiro de Buba está orçada num valor estimado a cinco bilhões de dólares norte americano.

A responsável assegurou que, a construção da maior obra de engenharia civil da Guiné-Bissau vai tornar porto de Buba num dos portos mais competitivo ao nível sub-regional dada a profundida natural do rio quase 18 a 24 metros de colarete na qual os investidores internacionais aguardam com grande interesse a construção do Porto.

“ BAD vai sempre apoiar o Governo da Guiné-Bissau na estruturação de projeto de parceria público e privado como forma de criar possibilidades de encontrar financiadores” disse.

Durante a sua comunicação, Amélie Njonkou anunciou que, BAD na sua intervenção vai capacitar instituições nacionais em matéria de parceria público e privado e, como se utiliza investimentos para a construção do Porto, contratar conselheiros de transação para estruturação do projeto o mercado ao setor privado afim de investirem no projeto também produzir relatórios específicos através de consultoria para cada país beneficiário do Porto.

O Governo procedeu ontem o lançamento oficial de estudo de viabilidade para construção do Porto de Buba que terá a duração de 9 a 12 meses através da empresa vencedora do concurso, empresa TPF Portugal.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: