BAD: Cabo-verdiano Joseph Martial Ribeiro, é novo Director-Geral Adjunto, Região da África Ocidental


Joseph Martial Ribeiro é actualmente Chefe do Escritório Nacional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento para Angola e São Tomé e Príncipe.

Joseph é um experiente profissional de desenvolvimento internacional com profundo conhecimento das questões-chave da descentralização, privatização e parcerias público-privadas. É um profissional experiente na avaliação e gestão de projectos de desenvolvimento.

Antes de entrar para o BAD, trabalhou como engenheiro consultor, particularmente nas áreas de água e saneamento, e tem uma vasta experiência de ensino a nível universitário no Canadá e no Senegal, bem como uma sólida experiência em investigação académica e industrial. Entrou para o Banco em 2000 e exerceu as funções de Especialista Sénior de Irrigação (2000-2005), Especialista de Procurement (2005-2009), Representante para Angola (2009-2011), Representante Residente para Moçambique (2011-2017) e Chefe do Escritório Nacional para Angola e São Tomé e Príncipe (desde 2017).

Comentando a sua nomeação, Joseph disse: “Sinto-me muito honrado pela confiança que o Presidente Adesina tem demonstrado em mim através desta prestigiosa nomeação. Estou encantado por assumir esta responsabilidade como Director-Geral Adjunto para a região da África Ocidental, que oferece muitas oportunidades para implementar os Altos 5 de uma forma exemplar e sustentável. »

Joseph é doutorado em hidrologia pela École polytechnique de Montréal (Canadá), tem um MBA pela Universidade de Cumbria (Reino Unido), uma licenciatura em ciências políticas pela Universidade de Londres, School of Oriental and African Studies (Reino Unido), e uma licenciatura em engenharia de design em engenharia civil pela École polytechnique de Thiès (Senegal).

Comentando a nomeação, o Presidente Adesina afirmou: “Joseph tem o mérito de ter representado o Banco brilhantemente em três países membros regionais de língua portuguesa. É um profissional realizado, com boa perspicácia política e fortes capacidades de gestão. A sua experiência no terreno e conhecimento profundo de projectos de desenvolvimento público e parcerias público-privadas contribuirão grandemente para o sucesso das operações do Banco na África Ocidental. »

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x