BAD anuncia a preparação de 230 projectos no valor de 208 mil milhões de dólares

‘CAP-GB’ Diario das Finanças Africana

As Reuniões Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) terminaram a 25 de Junho de 2021, com uma nota de esperança. Como parte da implementação da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), o Presidente Akinwumi Adesina anunciou que a sua instituição e os seus parceiros estão a planear 230 projectos avaliados em 208 mil milhões de USD com o objectivo de promover as suas perspectivas de operacionalização.

“Continuamos empenhados no sucesso da Área de Comércio Livre Continental Africana. É por isso que o Banco concedeu 4,8 milhões de dólares para apoiar a criação do Secretariado da Área de Comércio Livre Continental Africana”, afirmou.

Falando sobre o relançamento das economias africanas, o Presidente do BAD disse que o impacto da crise sanitária no continente era real, para além dos resultados positivos da implementação das cinco prioridades da instituição conhecidas como os “Cinco Altos”.

África, disse ele, registou quase 190 mil milhões de dólares em perdas acumuladas do PIB causadas pela Covid-19. “Só os países da África subsariana de baixos rendimentos necessitarão de 245 mil milhões de dólares até 2030, enquanto a África subsariana no seu conjunto necessitará de 425 mil milhões de dólares até 2030”, de acordo com Akinwumi Adesina, em funções desde 2015.

Para além do novo pacto de electricidade, que promoveu um maior acesso à electricidade para cerca de 20 milhões de pessoas no continente, o BAD diz ter fornecido 28 milhões de dólares aos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças e planeia gastar 3 mil milhões de dólares no desenvolvimento da indústria farmacêutica em África com a produção da vacina Covid-19.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: