Augusto poquena apresenta a sua candidatura ao cargo do presidente do partido da renovação social (PRS)


Alto quadro do PRS, era bastante proximo ao carísmatico lider dos renovadores Kumba Yalá, junta-se a lista dos candidatos o ja existentes Certório Biote,Domingos Quadé e Alberto Embunhe Nambeia candidato a propria sucessão.
“Considerando que nos últimos tempos o partido tem vindo a desviar dos objetivos fundamentais que motivaram a sua criação, partido passa a ser um partido de lutas internas, e está-se assistir um descontentamento e desmoralização no seio dos seus derigentes e militantes pela forma como está sendo conduzido pela direção superior,o que gera preocupações sobre o futuro da vida do partido”. Lê-se na nota em posse da CAP-GB


Ainda acrrescenta que “foi uma decisão ponderada e consciente, após varias solicitações dos militantes do partido” que vêm nele como alternativa as querelas vividas dentro de partido, e por fim mitigar os conflitos internos e reconcialiar os Renovadores.
É de salientar que poquena ingressou no partido dos libertadores Desde 1992,logo após a sua fundação,e passou a desempenhar várias funções internas e externas.
E em 1993 ocupou cargo de secretário nacional da juventude no mesmo ano acumulando cargo das relações exteriores do partido, e para depois tornar secretario geral do partido.


Nas primeiras eleições livres e pluralistas da Guiné, Augusto Poquena foi eleito deputado em 1994,99/2008, ocupando varios outros cargos apartir daí, entre os quais Secretário de estado e embaixador.