Arranca esta quarta-feira em Bissau a Assembleia Parlamentar da CPLP

Por Martinho Mendes

A Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) arranca esta quarta-feira, 07-07-2021, na capital guineense sob tema “ o ambiente de negócios e desenvolvimento sustentável nos países da CPLP pós covid-19.

Antes do início dos trabalhos, a delegação dos presidentes parlamentares da CPLP procedem a deposição da coroa de flores no mausóleo do pai da nacionalidade guineense Amílcar Cabral.

A abertura dos trabalhos está marcada para as 12 horas da Guiné-Bissau e, será presidida pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.
A décima reunião, os parlamentares vão discutir a vida da comunidade, a democracia nos países da CPLP assim como a cultura, língua da ciência e da educação.

A presidência da assembleia Parlamentar de Cabo-verde termina neste X° assembleia, passando a Guiné-Bissau a assumir a presidência por um mandato de dois anos.
De salientar que, a assembleia parlamentar antecede a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realiza em Luanda, Angola, nos próximos dias 16 e 17 de julho, altura em que organização comemora os seus 25 anos de existência.

Angola assumirá oficialmente a presidência da CPLP durante a cimeira, sucedendo a Cabo Verde, que teve o seu mandato prolongado por mais um ano devido à pandemia de covid-19.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: