Antônio Spencer Embalo: dia dos Herois Nacionais é tão importante para reflexão e preparação das futuras ações com vista ao desenvolvimento dos país.

O Secretario do Estado da Cultura é da opinião que o dia dos heróis nacionais é ̋ tão importante ̋ para reflexão e preparação das futuras ações com vista ao desenvolvimento dos país.

Partilhe este artigo

OS desafios dos combatentes de hoje face aos legados deixado pelos antigos combatentes de liberdade da pátria

O Secretario do Estado da Cultura é da opinião que o dia dos heróis nacionais é ̋ tão importante ̋ para reflexão e preparação das futuras ações com vista ao desenvolvimento dos país.

Antônio Spencer Embalo falava esta segunda feira 20 de Janeiro de 2020 no ato das celebrações dos 47 anos da morte do fundador das nacionalidades da Guine e Cabo Verde Amílcar Lopes Cabral.

̋ O dia dos heróis nacionais é tão importante e serve para reflexão e preparação para futuras ações com vista ao desenvolvimento dos pais porque a Guiné-Bissau produziu filhos visionários e abnegados, convictos dos seus ideais que ofereceram os seus conhecimentos e sua juventude, suor, sangue para que hoje possamos dizer de uma forma bazofia que somos filhos desta pátria̋ .

Uma iniciativa do Governo através da secretaria de estado de cultura realizado na praça dos heróis nacionais, contou a presença dos combatentes da liberdade da pátria, alguns membros do governo e sociedade civil.

Spencer Embalo disse ainda que a data não é o dia de falar dos legados de Amílcar Cabral e, nem dos combatentes, mas sim, de escutar os guerreiros a fim de perceber os motivos da luta, momentos mais difíceis, como ultrapassaram os obstáculos, compreender o que tem como valor e ensinamentos para deixar aos mais jovens com vista ao desafios do desenvolvimento do país.

Manecas dos Santos antigo combatente igualmente comandantes da luta armada, considera-se com ̋verdadeiro combatente de Cabral ̋ atende que o Amílcar Cabral nunca morreu, vive nas memórias e nos corações de todos combatentes da liberdade de pátria, pelas suas obras, valores e ensinamentos transmitidos.

̋ O Amílcar Cabral nunca morreu, vive nas memórias e nos corações de todos combatentes da liberdade de pátria, pelas suas obras, valores e ensinamentos transmitidos. Salientado que os combatentes cumpriram com suas obrigações que é de libertar o pais, considerado programa menor e, espero que os mais novos vão poder cumprir com o programa maior que é desenvolver o país, disse Manecas dos Santos.

Presente também no ato é a Ministra de Agricultura, Nelvina Barreto, que por sua vez realçou o papel das mulheres no processo da luta armada e disse que isso foi um dos legados do imortal líder Amilcar Cabral em colocar as mulheres na esfera da tomada de decisão.

O dia 20 de janeiro de 2020 assinala 47˚ aniversario do pai da nação Guineense e Cabo verdiano, Amilcar Lopes Cabral, que criou junto com os seus companheiros o partido para independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), foi assassinado em 20 de janeiro 1973 em Conacri pelos seus camaradas da luta.

Salienta-se que o evento foi animado pelos músicos Jose Manuel Forte e Zé Lopes combatente de liberdade da pátria .

Issa injai /Carper

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: