ANP: lider do parlamento afirma que PR tenciona dissolver o parlamento


Por: Ussumane Baldé
O chefe do estado guinnense ouviu esta sexta-feira,13-05-2022, o presidente da assembleia nacional popular e os partidos políticos com assento parlamentar antes de tomar qualquer decisão no próximo conselho do estado marcado para proxima segunda-feira.
A saída do encontro com o presidente da república, Cipriano Cassama, sublinhou que a intenção de Umaro Sissoco Émbalo é de derrubar o parlamento, porque no seu entender prosseguiu Cassamá, há crise entre os partidos políticos, queixas do poder judicial e disse se caso vier acontecer a comissão permanente da ANP vai assumir a responsabilidade até realização das próximas eleições legislativas.


Fernando Dias,o presidente do exercício do PRS disse ter aconselhado o presidente da república para não dissolver o parlamento apesar de apresentar vários factores. “Foi um encontro de trabalho onde chefe do estado falou-nos da intenção de derrubar o parlamento e aconselhamo-lhe que não é momento”.
Em nome do APU/PDGB, Augusto Gomes,disse que ouviram as preocupações do chefe do estado face a atual situação do país e enquanto partido político deram seus conselhos. “Ouvimos preocupações dele sobre o que está a passar no país e aconselhamo-lhe para avaliar a situação da melhor maneira”.
MADEM G15 através do seu vice-coordenador, nacional, Luís Oliveira Sanca, garante que o partido vai apoiar o presidente da república.
“Não sabemos qual será a decisão dele mas, o nosso partido vai o apoiar”
O secretário geral do PND, Aureliano Marçalino Gomes,afirmou que diálogo entre os órgãos da soberania é a única forma de ultrapassar a situação. “Só com diálogo que podemos chegar o entendimento”.