Aniversário da morte de Cabral: Quarenta Dirigentes de PAIGC deslocam à Conacri para comemorar “janeiro de luta”

Por: Aissatu Sanha

O Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), apresentou esta quinta-feira 19/01/2023 as atividades alusiva as comemorações do “Janeiro de Luta”, nome consagrado para celebração dos 50 anos da morte de Cabral.

Em representação do Secretariado Nacional do PAIGC, António Patrocínio Barbosa considera estas celebrações de importante, em particular o Assassinato do Amílcar Cabral, que os convida a ser mais exigente e responsáveis em realçar a voz da liberdade, transformar a consciência de povo Guineense de que todos devem estar imbuído com o espírito de respeito, e congregar esforço para cumprir o programa desenhado pelo Cabral que é de desenvolver a Guiné-Bissau.

Conforme Barbosa, os valores traçados pelo combatentes de desenvolver a Guiné-Bissau não passam por respeito e valorização dos recursos humanos que o pais tem, respeitando povo, dar liberdade e promover justiça. Para comemorar a data, quarenta Dirigentes do PAIGC deslocaram à Conacri, onde foi a Base político e militar, para cumprir os programas das atividades alusivo a 50 anos da morte do Cabral, sob comando do Vice-Presidente do partido, Califa Seide.

De salientar que as comemorações serão acompanhados com palestras e visitas a residência de Cabral, a prisão de montanha, escola piloto, internato, armazém de povo e a museu de luta de libertação, aneiro de Luta Vale ressaltar que além dos 50 anos do Assassinato de Amílcar Cabral, são celebrados ainda os 50 anos de Assassinato da Titina Sila e os 60 anos do inicio de luta de libertação.

Recordar que, o Líder e Fundador da Nacionalidade Guineense e Cabo-Verdiana, Amílcar Lopes Cabral, no dia 20 de janeiro de 1973, é assassinado em Conacri, por dois membros de seu próprio partido. Após a morte de Cabral, a luta armada se intensifica e a independência de Guiné-Bissau é proclamada, unilateralmente, em 24 de Setembro de 1973.

Seu meio-irmão, Luís de Almeida Cabral, é nomeado o primeiro presidente do país.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: