ANCA-GB equipa laboratório de analise da qualidade de castanha de cajú

Por: Epifania Correia Gomes

Agência Nacional de Cajú da Guiné-Bissau,  no quadro de modernização do seu laboratório de análise de qualidade da castanha de Cajú, entregou esta sexta feira 19.11.2021, materiais de laboratórios a responsável da repartição de laboratório de qualidade da mesma instituição.

Na sua comunicação a imprensa o presidente da Agência Nacional de Cajú  Caustar  Dafá, assegura que se não tiver laboratório adequada, cedo ou tarde a Guiné-Bissau terá problemas de poder comercializar as suas castanhas de Cajú, e isso é uma exigência mundial da organização mundial de comércio.
 
“ O produto que será exportado sempre deve ter qualidade voltado a preservação de saúde das pessoas que o maneja”, alertou Dafá para de seguida justificar que muitos produtos da Guiné-Bissau não conseguem ser exportados, “por exemplo da manga, nesse caso sempre será perguntado por certificado de qualidade que não é fácil  de ter e não está correto uma Nação”, Rematou.

Caustar disse que o laboratório sempre existiu e tem a máquina quase do tamanho mais pequeno que durou aproximadamente oito anos, e que tudo que é usado tem o seu tempo limite e nesse sentido o conselho administrativo junto dos outros departamentos decidiu mudar certos materiais que poupará esforços e perdas de tempo nos trabalhos.

Por seu lado a responsável da repartição é técnica de laboratório de qualidade de ANCA-GB  Maria Helena Gomes, disse que os materiais recebidos ajudarão na obtenção rápida de humidade e reduzirão o tempo dos seus  trabalhos, e que os aparelhos também servirão para Amêndoa e produtos seco e que até agora não têm equipamentos completos para o trabalho.

Os materias de laboratório dado são, um computador portátil, duas sondas, cinco tesouras de corte, uma balança eletrónica de precisão, uma máquina grande de análise  da qualidade(humidade) da castanha de Cajú e uma máquina pequena (móvel ) de análise da qualidade (humidade)da castanha de Cajú.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: