Alterações climáticas na zona CEDEAO: Decorre workshop regional para negociadores


Esta reunião visa actualizar as prioridades dos Estados-membros no quadro das negociações internacionais sobre o clima, tendo em conta os resultados da anterior COP25 e da sessão de Maio-Junho de 2021 em preparação da COP26.

De recordar que, no âmbito das acções globais para combater as alterações climáticas, a comunidade internacional, sob a égide da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), adoptada em Dezembro de 2015 em Paris, um novo instrumento conhecido como o “Acordo de Paris”.Até à data, todos os países da zona da CEDEAO assinaram e ratificaram este acordo.

Desde a adopção deste novo instrumento, foram iniciadas discussões pelo Secretariado da UNFCCC para pôr em prática os instrumentos necessários para facilitar a implementação do Acordo de Paris.

Várias sessões de negociação, incluindo Conferências das Partes, foram já realizadas para discutir o quadro e as modalidades a implementar para assegurar uma implementação harmoniosa e eficaz das decisões relacionadas com o Acordo.

Estas negociações pós-Acordo de Paris culminaram com a adopção do Pacote de Regras de Katowice em 2018 na 24ª Conferência Climática (COP 24).

Contudo, mesmo após a COP25 em 2019, outras questões permaneceram por resolver, incluindo as relacionadas com o Artigo 6 sobre mecanismos de mercado e não de mercado, bem como a transparência. A fim de progredir nestas discussões pós-Acordo e discutir estas questões, o Secretariado da UNFCCC organizou uma sessão virtual de negociação dos Estados Partes (de 31 de Maio a 17 de Junho de 2021).

Espera-se que estas discussões continuem na COP26 agendada para 1 a 12 de Novembro de 2021 em Glasgow (Reino Unido). A fim de tomar posse dos resultados desta sessão de Junho e de aguardar os próximos prazos, incluindo a COP26, a Comissão da CEDEAO está a realizar esta reunião regional de negociadores e peritos em clima da nossa região.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: