alterações climáticas: Ministério do Ambiente e Biodiversidade tenciona tarifar o Carbono


Governo através do ministério do Ambiente e biodiversidade, promoveu segunda-feira, 12 de Abril de 2021, atelier de capacitação destinado aos atóres da Guiné-Bissau em instrumentos econômicos de tarifação do carbono.
No ato solene, o Ministro do Ambiente e Biodiversidade Viriato Cassamá disse que, a iniciativa visa concretizar o preceito da convenção das Nações Unidas sobre as alterações climáticas.
O titular da pasta do ambiente defende que, uma árvore em pé vale mais do que uma árvore abatida.
“ Uma árvore em pé vale mais do que uma árvore abatida porque ela, a árvore em pé pode prestar serviços ecossistemicos, desde factor limitante do balanço do carbono, da energia doméstica, da regulação do clima, de farmacopeia “ explicou Cassamá.
Ainda o governante exorta os participantes a tirarem o maior proveito dos conteúdos a serem transmitidos.
Para o Diretor-geral do Ambiente Laurentino Cunha na sua curta declaração a imprensa, pediu apoio dos técnicos sub-regionais em instrumentos necessários em fazer cálculos da economia do carbono.
De referir que, a tarificação do carbono é uma atividade que, pode contribuir nas estratégias de desenvolvimento a nível nacional assim como resiliente a baixo carbono numa perspectiva de longo prazo.