Alerta Saúde nacional: Guiné-Conacri regista primeiro caso do vírus Marburgo na África Ocidental

Na segunda-feira 9 de Agosto de 2021, a Guiné-Conacri relatou um caso de febre hemorrágica de Marburgo no seu território, mais precisamente na prefeitura de Guéckédou, no sul do país. Esta é uma estreia no país e na África Ocidental, anunciaram as autoridades de saúde laguineense.

Os testes deram positivo para a “doença rara” após o envio de amostras para o Instituto Pasteur no vizinho Senegal na semana passada, disse Sory Keira, porta-voz da Agência Nacional de Segurança Sanitária da Guiné-Conacri.

“A doença do vírus Marburg, que pertence à mesma família que o vírus que causa o Ébola, foi detectada menos de dois meses depois de o país ter declarado o fim do surto de Ébola no início deste ano”, disse o gabinete regional da Organização Mundial de Saúde numa declaração.

Pela sua parte, o Dr. Matshidiso Moeti, Director Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, afirmou “Louvamos a vigilância e a acção de investigação rápida dos profissionais de saúde laguineenses. Para evitar que o vírus de Marburgo se propague a um ritmo rápido, temos de o parar agora.

Estamos a trabalhar com as autoridades sanitárias locais para implementar uma resposta rápida com base na experiência e conhecimentos especializados da Guiné-Conacri na gestão do surto de Ébola, que é transmitida de forma semelhante”, acrescentou o funcionário.

O vírus Marburgo, ou Marburg marburgvirus, é um vírus endémico em vários países africanos. O seu nome vem de Marburgo, a cidade alemã onde apareceu pela primeira vez na Europa. A doença do vírus Marburg é transmitida aos seres humanos por morcegos da fruta e propaga-se nos seres humanos através do contacto directo com os fluidos corporais das pessoas infectadas, ou com superfícies e materiais.

O início da doença é repentino, com febre alta, dores de cabeça fortes e eventual mal-estar. As taxas de mortalidade de casos variaram entre 24% e 88% em epidemias anteriores, dependendo da estirpe do vírus e da gestão de casos.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x