Álbum (no mapa): “Comunicação Social desempenha papel importante na projeção da música guineense” Don Pina


Por: Alatu Mané
Bissau, 02-03-2023 – Afirmação em conferência de imprensa do músico guineense, Francisco André Pina, vulgarmente conhecido por Don Pina, que ilustrava assim o lançamento de seu álbum “No Mapa” que de acordo com ele pretende colocar país em patamares elevados no campo músical.
Relativamente ao álbum “No Mapa” Don Pina assegurou que o seu objetivo é colocar a Guiné-Bissau na mapa musical do mundo de promover o nosso crioulo para que seja consumida por outros países, sustentando que foi por isso que intitulou o álbum de “No Mapa”.
Para o cantor, médias locais têm um papel importante na promoção e divulgação tanto como na elevação da cultura do país para o mundo.
Don Pina disse que apesar das dificuldades e sem apoio financeiro os músicos estão a trabalhar de mãos dadas na divulgação da cultura guineense.
Segundo Pina, é necessário que o ministério da cultura adote planos claros com vista a elevação e valorização dos talentos nacionais e de seguida pensar na sua projeção ou seja uma ferramenta que sirva de ponte de ligações dos músicos para os palcos internacionais, de acordo com ele, é necessário pensar em intercâmbios culturais com os outros países afim de reproduzir os modelos e aprender com outros.
Ocasião serviu para José zaino Jauad, aliás “AS ONE” para os fãs, deixar duras críticas ao estado guineense, sugerindo que as instituições do estado como, secretaria de estado de cultura e o ministério devem ter músicos na liderança, para um tratamento digno das questões culturais, assim podendo relançar o setor para um outro nível.
Segundo Jauad deve haver um parceria sólida entre artistas e o ministério da cultura ato que pode garantir visibilidade mais notável.
Por outro lado, o músico chamou atenção aos responsáveis da cultura de observarem os músicos como parceiros não como inimigos, pos que no seu entender todos se precisam, e devem desenvolver trabalhos articulados, na projeção da imagem do país.