Agricultura: investimentos no setor é decisivo para garantir a segurança alimentar

Por: Ussumane Baldé

Os investimentos na agricultura são decisivos para garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável através da diversificação dos produtos agrícolas e também no reforço da competitividade da produção nacional, através do acesso aos mercados regionais e sub-regionais.

Falando na manhã desta quarta-feira, 30-03-2022, num dos hotéis de Bissau, na abertura da primeira reunião do comitê nacional de pilotagem (CNP) do projeto rede, o ministro da agricultura, Marciano Silva Barbosa garante que o projeto REDE, tem como objetivo amelhorar condições de vida dos populares das zonas rurais das regiões de Bafata, Cacheu, Gabu e Oio de forma inclusiva integrando no projeto mulheres, jovens, pessoas com deficiencia.

“Este projeto visa exclusivamente a mudar vida das populações que vivem nas zonas rurais, sobretudo nas regiões de Bafata, Cacheu, Gabu e Oio”.

Primeira reunião do CNP insere-se no quadro das atividades previstas no acordo de financiamento entre o governo do país e o fundo internacional de desenvolvimento agrícola (FIDA).

“Para garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável deve-se investir na agricula e este primeiro encontro mantido consta na parceria entre o governo e a FIDA”.

De acordo com o ministro,a principal responsabilidade do CNP do projeto REDE é de garantir que o projeto siga as orientações estratégicas definidas no documento base, examinar o estado de progresso da implementação do projeto, validar o plano anual do trabalho e orçamento (PTBA) antes a sua submissão á notificação de não objeção do FIDA e contribuir para ultrapassar as dificuldades que entravam a correta implantação do projeto rede.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: