África Subsaariana: rumo a uma lenta recuperação do investimento privado em 2021

Impedir a pandemia de Covid-19, ajudar as populações vulneráveis e resolver os desafios das vacinas. Estas são as prioridades imediatas salientadas pelo Banco Mundial no seu último relatório World Economic Outlook, divulgado a 5 de Janeiro de 2021.

Para além destes desafios, o Banco Mundial também comenta as projecções económicas para o continente africano. De acordo com ela, a economia está a recuperar moderadamente em 2021 e uma taxa de crescimento de 2,7%. “A recuperação do consumo privado e do investimento pode ser mais lenta do que se esperava anteriormente, mas as exportações deverão acelerar gradualmente à medida que as actividades dos principais parceiros comerciais retomarem”, afirmou a instituição internacional com sede em Washington.

No que diz respeito à produção, a África subsariana sofreu uma contracção de 3,7% em 2020, marcada por uma convulsão da actividade económica causada pela pandemia de Covid-19, seguida de medidas de contenção. De acordo com o Banco Mundial, o rendimento per capita caiu 6,1%, e “o nível de vida médio caiu de volta aos níveis registados há mais de uma década num quarto dos países da região”. Neste grupo, o relatório divulgado a 5 de Janeiro menciona países dependentes dos sectores das viagens e do turismo e aqueles que exportam produtos como o petróleo.

Além disso, o documento coloca os dois gigantes africanos (Nigéria e África do Sul) em posições preocupantes. Com uma projecção de crescimento de 1,1% em 2021, a actividade económica da Nigéria poderia ser dificultada pelos baixos preços do petróleo. O mesmo se aplica à África do Sul, que verá “uma recuperação mais fraca do que anteriormente previsto devido aos efeitos prolongados da pandemia e à provável continuação de várias medidas para mitigar os riscos de propagação do vírus”.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x