Ação Ianda Guiné Djuntu assina acordo de parceria de 10 milhões de francos CFA com SINJOTECS

Por: Martinho Mendes

A Ação Ianda Guiné Djuntu e o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) assinaram esta quinta-feira, 19-08-2021, um acordo de parceria orçado em dez milhões de francos CFA (15 245€) para o reforço de capacidades dos Órgãos de Comunicação Social da Guiné-Bissau.

O acordo de parceria visa desenvolver várias atividades em prol da dinamização do setor da comunicação social guineense, considerando o importante papel que este exerce para a promoção do desenvolvimento sociocultural, e económico, e para a consolidação do estado de direito e valores democráticos.

As atividades previstas no acordo figuram, entre outras, a impressão e divulgação do código deontológico do jornalismo na Guiné-Bissau, legislação sobre o setor comunitário da comunicação social, disseminação da lei de carteira profissional, formações nos domínios da paginação, manutenção dos equipamentos, gestão administrativa, análise de dados e financiamento a atividades de café jornalístico.

Durante a vigência da implementação da parceria, que deve cessar em janeiro de 2023, o SINJOTECS e outras estruturas organizacionais da classe jornalística, designadamente a Ordem dos Jornalistas, a Rede Nacional de Rádios Comunitárias (RENARC) e o CMICS (Consórcio Média, Inovação da Comunicação Social), labutarão em sinergia para a implementação efetiva e eficiente do projeto de reforço de capacidades dos órgãos de comunicação social.

O acordo de parceria, é um exemplo da contínua disponibilização pela União Europeia de recursos em projetos de desenvolvimento para apoiar a sociedade civil no reforço de competências dos órgãos de comunicação social da Guiné-Bissau, Programas tal como EU-PAANE e EU-PAANE Fase di Kambansa são exemplos do investimento do empoderamento e resiliência do setor de comunicação social.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu é implementada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, e faz parte de oito Ações do Ianda Guiné! Nó Lanta Nó Pega, um programa da União Europeia de oportunidades económicas e sociais para a população da Guiné-Bissau.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: