A plataforma Política das mulheres da Guiné-Bissau exige do estado a participação das mulheres na tomada da decisão

Iniciou esta quinta-feira, 26 de novembro de 2020, com a duração de dois dias, o Seminário de apresentação da análise à proposta do orçamento geral do estado para 2020 no salão Victor Saúde Maria do Palácio do governo.

O seminário enquadra no programa para a consolidação da governança econômica e sistemas de gestão das finanças públicas nos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e Temor Leste.
No ato, a Vice-presidente de Plataforma Política das mulheres da Guiné-Bissau, Aissatu Camara Injai, disse ser importante a inclusão das mulheres na esfera de tomada da decisão.

Na Guiné-Bissau as mulheres representam cerca de 52 por centos da população guineense, assim sendo não é justo, o Estudo ter um orçamento que não é sensível ao gênero, uma vez que o país necessita de varias acções para a promoção de igualdade do gênero.

Ainda Injai, a exclusão das mulheres em esfera social e nas tomadas de decisão, continua impedir que a igualdades consagrada na lei tenha os necessários reflexos na prática, considerando que, as mulheres são mais vulneráveis a pobreza e inclusão social.

Aissatu apela aos seminaristas a dedicação e empenho no sentido de aproveitarem os conteúdos no domínio do orçamento geral do estado.

A representante do PNUD na Guiné-Bissau, Luana Natali, considera preconceitos veiculadas nas práticas discriminatórios conduzem de forma diferente das oportunidades na participação do desenvolvimento e na governação.

As mulheres guineenses não participam plenamente na garantia da paz, da segurança e da obtenção dos resultados do desenvolvimento inclusiva que constitui hoje o alicerce incontornáveis e melhorias das condições de vida e bem-estar da população.

De recordar que, a lei de paridade visa aumentar a participação das mulheres guineenses na política e na esfera de tomada da decisão, que foi aprovado em novembro de 2018 pela Assembleia Nacional Popular e, promulgada aos três de Dezembro do mesmo ano Pelo antigo presidente da República José Mário Vaz.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x