A China surpreende o Ocidente ao lançar o seu próprio dinheiro criptográfico

O Banco Central da República Popular da China será um dos primeiros no mundo a emitir a sua própria Moeda Digital do Banco Central (CBDC) ou dinheiro criptográfico do banco central. A lei relativa a esta inovação, o Yuan Digital, que foi alvo de críticas públicas durante um mês entre 23 de Outubro e 23 de Novembro, visa posicionar o Reino do Meio na guerra contra o dólar pelo controlo da Internet do dinheiro e, para além disso, ser a moeda das transacções globais.

De acordo com o Artigo 19 da lei em questão, “a unidade do Renminbi é o yuan e a unidade da moeda do Renminbi é o jiao e o cêntimo”. O RMB inclui a forma física e a forma numérica”. Ainda mais preocupante para os actores do criptograma, o Artigo 22 lança as bases de um monopólio estatal sobre um sector que até agora tem iludido os bancos centrais. “Nenhuma unidade ou pessoa pode produzir ou vender moedas digitais, cupões e fichas para substituir o RMB em circulação no mercado”. Uma interpretação ampla deste artigo, com sanções civis e penais para os infractores, significaria a eventual proibição de toda a criptomoney em circulação na China.

O Presidente Xi Jinping, o designer da Rota da Seda, utilizou a mesma estratégia de poder e massificação para contrariar o seu rival americano, comprando patentes e direitos. Pequim tem mais de 1.100 patentes, estatais e privadas, no bloco, em comparação com 600 para Washington. Na fase-piloto deste projecto, foram realizadas mais de 3,1 milhões de transacções num valor de 1,1 mil milhões de Yuan, ou 160 milhões de dólares. Espera-se que o projecto esteja operacional antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Se o yuan digital for oficialmente reconhecido como moeda criptográfica oficial da China, qualquer outra moeda estável apoiada pelo yuan será banida.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x