ANP lamenta as declarações do PR sobre situação política e social do país

Quarta-feira 27-09-2023

Bissau, Guiné-Bissau

Por: Ussumane Baldé

A Assembleia Nacional Popular, (ANP), expressa o seu lamento pelas declarações recentes do Presidente da República (PR) sobre a situação política e social do país. Presidente do parlamento, Domingos Simões Pereira, fez essas declarações durante uma conferência de imprensa realizada na sede do hemiciclo guineense nesta quarta-feira 27-09.

Durante o seu regresso de Nova Iorque, onde participou na Assembleia-Geral da ONU, o Presidente da República assumiu um tom crítico em relação ao atual ambiente político e social da Guiné-Bissau. Tendo comentado vários assuntos da vida social Guineense, de caso 1 de fevereiro, eleições presidenciais, até á polémica em torno da produção do pão no país.

No pronunciamento de Domingos Simões Pereira, onde ele destaca a importância de não se declarar vencedor das eleições com antecedência, já que elas acontecerão daqui a dois anos. Ele ressalta a importância de uma postura de chefe de estado unificadora e pacificadora, e encoraja o presidente Umaro Sissoco Embaló a recorrer à justiça caso tenha provas contra os autores do caso de 1 de fevereiro de 2022.

No entanto, o Presidente da ANP, cujo papel é promover a unidade nacional, mostrou-se apreensivo com as declarações do PR. Segundo o presidente Domingos Simões Pereira, embora seja importante reconhecer os desafios existentes, é igualmente fundamental enfatizar os avanços alcançados e as conquistas da Guiné-Bissau no processo democrático.

DSP como é conhecido disse que não é da competência do chefe de estado afirmar categoricamente que as próximas eleições presidenciais já tem vencedor, “nós enquanto assembleia casa do povo desaconselhamos este tipo de discurso”. Pereira disse reconhecer o dia das forças armadas Guineense mas afirmou que a festa da independência resta o mesmo a comemorar no dia 24 de setembro e que já foi feito em Lugadjol.

“Celebrar o festejo da nossa independência é um ato singular e que foi celebrado no setor de Boe com a presença dos deputados eleitos pelo povo. Devemos pautar pela harmonia e entendimento para o bem da nação” Apela.

A ANP reitera que é necessário um esforço conjunto para superar os desafios existentes e garantir um ambiente político e social mais estável e próspero para todos os guineenses. Nesse sentido, a ANP destaca a importância do diálogo construtivo entre os diversos atores políticos e a colaboração entre as instituições governamentais e da sociedade civil, a fim de alcançar um consenso capaz de impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar da nação.

Autor: CAP-GB

                               

cap gb o amanha começa aqui

Subscreva email noticias cap-gb

[mc4wp_form id="202"]
Verified by MonsterInsights