Finanças Públicas: ex-ministro diz que seu sucessor busca pretextos para fugir das responsabilidades

Por: Ussumane Baldé
Bissau, 14-09-2023, – Ex-ministro das finanças Ilídio Vieira Té, responde as declarações do seu sucessor, num dos hotéis de Bissau, que os 900 Bilhoes de Cfa anunciados ontem pelo Suleimane Seidi, explicando que o montante evocado pelo atual ministro se trata na realidade do “stocks de dívidas do país desde a sua independência”, desafia as autoridades financeiros que se apresente dados reais.
Ex-ministro das finanças e deputado da nação disse que ficou surpreendido com as declarações do ministro das finanças ao governo que ele integrava, segundo ele, a sua gestão foi “aplaudida” pela comunidade internacional, e que estes deveriam melhor concentrar em como resolver problemas que lhes vão apresentando pela frente a começar por pagar salários já deste mês de setembro.
“Os 900 mil milhões de Cfa correspondem as dívidas do estado guinense desde a independência até então, mas se alguém achar diferente que apresente provas estamos prontos para responder. Todas as acusações na conferência de imprensa no ministério das finanças são falsas” afirma.
Ilídio Vieira Té , e evocou casos de resgate que obrigou o FMI a romper programa com o país e que seu governo veio a restabelecer anos depois pedindo que o governo que está sendo liderado pelo Geraldo João Martins para preocupar mais com o desenvolvimento do país e o pagamento dos salários aos funcionários públicos no tempo real.
“Neste momento o ministro devia preocupar-se com o pagamento de salários e não trazer ao público declarações infundadas e caluniosas. Esperamos que o executivo em função esteja em altura de corresponder com as exigências do povo” disse.
Desde a proclamação da independência, o país no seu stocks geral de dívidas, são avaliados em cerca de 974,324 mil milhões de francos Cfa, quem são responsáveis disto perguntou Ilídio prosseguindo que “os autores sabem”.
De lembrar que ontem (13/03),durante a conferência de imprensa, o ministro das finanças, Suleimane Seidi lamentou o estado das dívidas que o país tem, tendo responsabilizando o anterior governo.
No quadro das dívidas anunciadas o ex-ministro explicou a situação das dívidas em relação ao últimos três anos enquanto.
Conceito da dívida pública
No sentido amplo do termo, a dívida pública abrange empréstimos contraídos pelo Estado junto a instituições financeiras públicas ou privadas, no mercado financeiro externo ou interno, bem como junto a empresas, organismos nacionais e internacionais ou outros governos.
A dívida pública pode ser formalizada por meio de contratos celebrados entre as partes, ou por meio da oferta de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional.
Teoricamente, a dívida pública é classificada como dívida externa ou interna, de acordo com a residência dos credores.

Confira as imagens que fornece o resumo da situação do Stock da divida pública (externa e interna) da Guiné-Bissau ilustrando os desembolsos e emissões, assim como, o total de serviços pagos durante o ano 2021, o primeiro e o II Semestre de 2022 em XOF e USD com a taxa media anual de 623.104.
