Decisão de baixar preços de arroz: ACOBES aplaude a coragem e recomenda medidas duras aquém desobedecer

Por: Ussumane Baldé
Bissau, 24/08/2023, O presidente da Associação do Consumidor de Bens e serviços (ACOBES) em conferência de imprensa realizada na sua sede em praça, manifestou-se satisfeito perante a decisão do executivo em baixar preço do arroz (Nhelen) para facilitar na compra da parte dos consumidores.
Bambo Sanha, sublinhou que a sua organização ficou a saber com satisfação a decisão do executivo em diminuir drasticamente o preço do arroz a começar pelo Nhelen, que vigorava no mercado nacional que segundo ele, tinha um efeito negativo no seio da família guineenses, pedindo que o governo reforce a vigilância para fazer cumprir a decisão.
“É com muita satisfação que recebemos esta informação concernente a redução parcial dos preços de arroz no mercado nacional, enquanto consumidores agradecemos a ideia e esperamos que seja criada condições de vigilâncias para que não haja desacatos sobre a decisão que os cidadãos esperava muito tempo”.
Na mesma ocasião, Sanha, afirmou que não é momento oportuno para os retalhistas sejam compensados como reivindicaram ontem (23/08) durante a conferência de imprensa realizada através do seu presidente Aliu Seide.
” Se eles aceitarem o pedido do governo em baixar preços de arroz porque num espaço de menos de 24h voltar com outra ideia de pedir compensação, não entendemos por isso, quando sabes que não vai cumprir melhor não assinar o acordo. Quantas vezes venderam seus produtos num preço puramente falsa e hoje esqueceram de tudo”, questionou Bambó em defesa da decisão do executivo.
Associação dos Consumidores de Bens e serviços (ACOBES), acusou os retalhistas do mercado nacional de querer “sabotar” a decisão do executivo que segundo ele foi aplaudido a nível nacional exortando governo em tomar medidas duras contra quem vier a desobedecer da medida tomada na primeira reunião do Conselho de ministros do atual governo que fixou o preço de 17500 Cfa em vez de 22500 a cada saco de 50kg de arroz simples e Nhelem perfumado de 22500 Cfa em vez de 2500 a cada saco de 50kg.