Plano nacional do desenvolvimento: Ministério das finanças e parceiros identificam setores chaves a financiar

Por:Aissatu Sanha

O ministério das finanças em colaboração com UNICEF e IPA, iniciaram esta segunda feira, 15/05/2023 o primeiro encontro de diálogo financeiro para avaliação do financiamento do desenvolvimento, em Bissau.

De acordo com o ministro das finanças Ilídio Vieira Té, os último três anos foram marcadas com grandes mudanças devido a pandemia de COVID-19, razão pelo qual obrigou todos a reparar e repensar o sistema de levar o desenvolvimento a média longo prazo bem como as relações da interdependência no contexto global do desenvolvimento na medida que o efeito da pandemia estava sendo atenuante .

“Fomos confrontadas com um grande crise mundial referente a conflito armado entre a Rússia e Ucrânia que provocou aumento acentuado dos alimentos e principalmente do petróleo que constitui parcela significativa para importação da Guiné-Bissau, ainda os efeitos causados por esses dois crises reduziram o poder de cumpra das populações e aumentaram a dívida pública do país”. Relatou

Diante destes, Té evidenciou que enormes desafios no atual contexto de “incertezas” sobre o destino económico do país precisa reformular e redefinir a sua doutrina de desenvolvimento apurada na nova ideologia política de forma acelerada como reformas estruturais, melhoraria de gestão macro econômica e o saneamento dos financiamentos públicos e reforço das capacidades da estrutura de monitoramento das políticas públicas.

O representante do PNUD na Guiné-Bissau, TJark Egenhoff, realçou que o diálogo será uma série de reflexão como também de elaborações e recomendações concretas para o financiamento do desenvolvimento do país.

Da mesma forma que, a representante da UNICEF, Etona Ekole afirmou que decidiram apoiar esse primeiro diálogo da avaliação de finanças e do desenvolvimento sustentável no país para garantir melhor financiamento público aos sectores sociais incluindo saúde, educação e saneamento.

De salientar que, o encontro reúne representantes do governo, do sector privado, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento para discutir as prioridades e oportunidades de financiamento para o plano nacional de desenvolvimento e do desenvolvimento sustentável, com duração de cinco dias.

Autor: CAP-GB

                               

cap gb o amanha começa aqui

Subscreva email noticias cap-gb

[mc4wp_form id="202"]
Verified by MonsterInsights