Saúde: MINSAP beneficia de viaturas e equipamentos para reforço operacional do sistema sanitária

Por: Aissatu Sanha
O ministério da saúde pública, recebeu esta quinta-feira 23/02/2023 viaturas e equipamentos de cadeia de frio para reforço ao sistema de saúde, doados pelo governo japonês, através do UNICEF.
Em representação do Ministro da saúde, Quiletche Na Isna, secretário-geral do MINSAP, afirmou que o donativo encaixa bem no desafio do ministério de saúde em criar maior capacidade e resposta rapida dos seus serviços desde início da pandemia de Covid-19, una luta que foi sempre acompanhada pelos parceiros, entre quais, governo do Japão e UNICEF para que a população esteja protegida não só contra o vírus de covid assim como outros surtos.
O Conselheiro e chefe adjunto da missão da embaixada do Japão na Guiné-Bissau, Hirose Shinichi, enalteceu a parceria do governo do Japão e UNICEF em apoiar o país no combate a pandemia de Covid-19, porém, certificou que a contribuição do governo Japonês não só vai fortalecer setor de saúde guineense com equipamentos mas sim no desenvolvimento dos recursos humanos através da sua capacitação.

A representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Etona Ekole, disse que esta cooperação enquadra-se na implementação dos planos de trabalho conjunto com ministério da saúde, recursos humanos, comunicação e UNICEF, com objetivo de reforçar a capacidade destes parceiros.
Ekole agardeceu ao governo Japonês pela contribuição feita, nomeadamente aquisição de equipamentos de cadeia de frio ao nível central e em quarenta e cinco centros de saúde das onze regiões sanitárias que vão satisfazer 35% dos requisitos para vacinação do Covid-19, promoção de higiene a nível comunitário, realização de nove fóruns de líderes tradicionais e religiosos em toda região e entre outras atividades.
Etona Ekole, recomendou que os meios doados sejam utilizadas adequadamente e que o governo continue trabalhar para tornar o sistema de saúde nacional mais eficaz, capaz de prestar serviços básicos de qualidade. De salientar que, o donativo está orçado em mais de 2 milhões de dólares, equivalente a 1 bilhão e 300 mil francos fcfa.