BID e BADEA assinam Acordo Histórico sobre Projectos de Co-financiamento em África

Redação

Jeddah, Reino da Arábia Saudita, 25 de Maio de 2021 – O Presidente do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), Dr. Bandar Hajjar e o CEO do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Dr. Sidi Ould TAH , assinaram um acordo histórico para impulsionar o co-financiamento de projectos de desenvolvimento em países membros conjuntos em África.

Nos últimos dez anos, o BID e o BADEA co-financiaram mais de uma dúzia de projectos na Costa do Marfim, Guiné, Gâmbia, Serra Leoa, Mali, Senegal, Chade, Níger, Togo e Moçambique. Estas operações de co-financiamento abrangeram sectores como a educação, água, saneamento, desenvolvimento urbano, agricultura, transportes, energia, saúde e comércio.

A cerimónia de assinatura virtual teve lugar na terça-feira, 25 de Maio de 2021. Faz parte dos esforços do BID para renovar a sua parceria com instituições de desenvolvimento, numa altura em que o mundo enfrenta desafios socioeconómicos sem precedentes causados pela pandemia da COVID-19. O Presidente do BID, Dr. Bandar Hajjar, afirmou: “A parceria que assinámos hoje permitir-nos-á co-criar programas de financiamento e investimento que não só abordarão os principais desafios de desenvolvimento, mas também ajudarão os nossos países membros a aproveitar as oportunidades emergentes da cadeia de valor global para construir resiliência e criar riqueza no mundo pósCOVID-19. “



Os dados indicam que as taxas de desemprego e de pobreza nos países em desenvolvimento estão a aumentar, o que exige a proposta de medidas que melhorariam significativamente o co-financiamento de projectos de desenvolvimento para ajudar os países em desenvolvimento a recuperar e reconstruir os seus activos produtivos rurais.

O acordo abrange o co-financiamento durante o período 2021-2024. Inclui áreas-chave de colaboração tais como trabalho de diagnóstico conjunto; aquisições e avaliações de capacidade; iniciativas especiais que apoiam o desenvolvimento social inclusivo; ciência, tecnologia e inovação; cadeias de valor global (CGV); desenvolvimento do sector privado; financiamento do comércio; política comercial, desenvolvimento do comércio, facilitação e promoção, incluindo ao abrigo do programa Pontes Comerciais da África Árabe (AATB) e transacções comerciais sindicalizadas conjuntas. Outras áreas cobertas pelo acordo são a emissão sukuk; investimento; promoção do investimento e formulação de políticas; investimento e seguro de crédito à exportação; acção climática; cooperação e integração regional.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: