50 agentes das forças de defesa e segurança recebem a formação de capacitação sobre direitos das mulheres e meninas


DE: Martinho Mendes
A formação de quatro dias que iniciou esta esta quarta-feira , 16-06-2021, na casa dos direitos em Bissau destinada aos agentes das forças de defesa e segurança de diferentes serviços e departamentos sobre a garantia dos direitos humanos das mulheres e raparigas.
O seminário de capacitação dos agentes da força em quadra-se na implementação do projecto direitos das mulheres e meninas que, pretende influenciar as politicas públicas e a adoção de instrumentos da garantia da defesa dos direitos políticos e cívicos das mulheres, bem como a consciencialização pública sobre a necessidade da temática dos direitos das mulheres na igualdade e a equidade de gênero.
Na abertura dos trabalhos, General Malam Cassamá em representação do Ministro da Defesa Nacional da Liberdade e da Liberdade da Pátria, considera que as mulheres e as raparigas constituem uma vulnerabilidade quanto a garantia dos direitos humanos.
Segundo Cassamá as mulheres e as meninas precisam de maior proteção convisita a permitir-lhes liberdades das suas ações frisando que a importância de ações desta natureza reside na procura de forma pedagógica na transmissão de conhecimento necessário para boas práticas.
Para o secretário executivo da AMIC, Laudulino Medina, a formação visa mobilizar o engajamento das forças de defesa e segurança na luta pela garantia dos direitos das mulheres e meninas.


Laudulino Medina realçou que o seminário vai permitir os participantes compreender melhor a problemática dos direitos humanos das mulheres e meninas, adotando-lhes as atividades e práticas da proteção das mesmas antes, durante e após os conflitos e conscientizar seus pares sobre direitos humanos das mulheres e raparigas no país.
Entretanto, Omar Djaló em representação do PNUD, afirmou que, o papel das forças de defesa e segurança é fundamental na promoção dos direitos humanos.
“ Não haverá nenhum desenvolvimento se realmente as mulheres não forem incluídas na Sociedade”, disse.
Durante a formação serão abordados entres outros temas, força de defesa e segurança como pilar do Estado e da sociedade na defesa dos direitos humanos das mulheres e meninas.
O projecto foi financiado pelo PNUD e está sendo implementado pala AMIC, em parceria com a Casa dos Direitos a nível das regiões de Cacheu ,Biombo e Sector Autónimo de Bissau.
De referir que, a formação foi iniciada no dia em que se assinala a quinzena das crianças.