4° recenseamento geral da população e habitação: Governo e UNFPA estudam mecanismos para seu financiamento

Por: Cintia Ross Dayves

O ministro de economia, plano e integração regional e o fundo das nações unidas para a população, UNFPA estão nesta sexta-feira 11-03-2022 em consulta com parceiros técnicos e financeiros para a mobilização de recursos, com vista a realização do 4° recenseamento geral da população e habitação IV RGPH/2023.

A recolha de dados para mobilização dos fundos para o próximo Recenseamento Geral da População e Habitação é motivo da reunião de alto nível que junta os representantes do governo, e do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Na ocasião Victor Mandinga ministro da économia plano e integração regional disse que o 4° recenseamento geral de população e habitação é maior operação estaística do país, o ministro assumiu o papel estruturante da estatística no quadro da estratégia nacional de desenvolvimento constituindo maior fonte da informação determinante para tomada de decisão e para reforço da cidadania.

O grande desafio do governo é de mobilizar recursos suficientes para financiarc a execução de atividades salientou ministro.

É uma atividade complexa, há outros trabalhos preliminares que devem ser feitos antes dos agentes recenseadores irem para o terreno recolher os dados.

Victor reforçou que o objectivo global do quarto recenseamento visa melhor ter conhecimento da caractéristica demográficas socioéconomicas das populações da sua dinâmica com vista a melhor ter em conta a gestão populacional no desenvolvimento susténtavel assim como implementação monitorização e avaliação politica, do programa de desenvolvimento em particular.

A recolha de dados para o próximo Recenseamento Geral da População e Habitação começará a ser feita em 2023 se tudo correr como previsto assegurou o ministro. O recenseamento deveria ter sido realizado em 2019. O último Recenseamento geral da população e habitação Guiné-Bissau III RGPH/2009 . É um exercício que se faz cada dez anos. O governo ja fez saber que precisa de 5 milhões de dolares(3 milhões fcfa) para a sua execução.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: