20 Líderes juvenis recebem capacitação em matéria de saúde sexual e reprodutiva


DE: Laercia Valeriana Insali
Fórum Nacional da Juventude e População, em parceria com UNFPA, iniciaram esta quarta-feira 26/05/2021, um encontro de formação com 20 jovens de sete regiões sanitária do país a fim de apoiarem os jovens e adolescentes sobre saúde sexual reprodutiva.
O secretário executivo de FNJP, Baite Badjana, enalteceu que a formação insere-se no quadro de projeto “ Nha Saúde i Primero”, que tem por objetivo reforçar capacidade de 20 jovens líderes a nível de sete regiões, nomeadamente Gabú, Bafatá, Tombali, Quinará, SAB e Bolama-Bijagos.
A formação decorrerá durante três dias, onde debater-se-ão vários temas, desde a noção sobre adolescência, sexualidade, métodos anticoncepcionais, comunicação para mudança de comportamento, direitos sexuais e reprodutivos e demais temas relacionados a camada juvenil.


De acordo com Badjana, os jovens e adolescentes serão apoiados para terem acesso a diversas informações e serviços de saúde sexual e reprodutiva.
Segundo o representante do UNFPA, que é um dos parceiros do projeto, Mamadu Jau, afirma que existem propósitos para rentar esforço e reforçar capacidade da juventude a fim de assumirem suas responsabilidades, uma vez que a falta de informação sobre esta matéria traz consequências drásticas para as vítimas.
E garante que a UNFPA vai continuar a apoiar a juventude e o governo da Guiné-Bissau, para remoção de certas barreiras que possam travar o processo de desenvolvimento integral da juventude.