16 dias de ativismo contra VBG: Presidente Sissoco contra casamento precoce

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, apelou este sábado 28 de Novembro de 2020 que os pais e encarregados de educação de região de Gabú, leste de Guiné-Bissau, devem apostar na ” escolarização das suas filhas e deixar de dar as meninas ao casamento precoce.

Sissoco Embaló fez este pedido em Gabú, naquela que é a sua primeira digressão a interior do país com o objectivo de agradecer o povo lestenho pela confiança depositada em si nas últimas eleições presidenciais de Dezembro último, facto que lhe permitiu assumir a Presidência da República da Guiné-Bissau durante 5 anos.

Na ocasião Sissoco Embaló defendeu que uma rapariga tem que casar quando pelomenos tiver 20 e por consciência livre e sem nenhuma pressão.

Num comício realizado na tarde de ontem o chefe de Estado disse ainda que é ” inaceitável” uma rapariga com idade compreendida entre 14 à 16 anos se casar sem que tenha concluído o segundo ciclo escolar. Tendo afirmado que os régulos ” poder tradicional ” têm um papel importante no combate a este fenómeno sobretudo nas tabancas.

A legislação guineense determina que a idade para casar é a partir dos 16 anos, mas a Guiné-Bissau ratificou todas as convenções internacionais sobre os direitos das crianças e todas eles estipulam que a idade para casar é a partir dos 18 anos.

Saliente-se que o apelo do chefe de Estado coincide com a celebração dos 16 dias de ativismo subordinado ao lema ” Pinte o Mundo De Laranja Lute Contra Violência Baseada no Género durante a Pandemia de Covid-19 que assola o mundo e Guiné-Bissau em particular.

Visita ao centro de saúde

Uma data instituída pela assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de Novembro de 1960.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x